Município

O Distrito de Quevedos


O território do atual Município de Quevedos, situado entre o Rio Toropi e Toropi-Mirim, foi parte integrante, a partir do Século XVII, da grande Estância de São Domingos, pertencente ao Povo de São Miguel das Missões. Essa estância jesuítica ficava entre a Estância de São Pedro (à leste) e a de São Tiago, à oeste do Toropi-Mirim.

Um ano após a conquista das Missões pelos portugueses, em 1802, chegou ao local o primeiro morador do Distrito, o paulista José de Quevedo de Macedo. Ele foi, provavelmente, o primeiro morador do Município de Júlio de Castilhos.

A primeira referência que se encontrou de um topônimo que indicasse o futuro Distrito de Quevedos foi "Costa do Toropi", denominação usada por Macedo, em documento de 1831. As terras ocupadas por ele pertenciam, na época, ao Distrito de São Xavier, da Província das Missões. Em 1934, passou a fazer parte do recém-criado Município de Cruz Alta, mais precisamente ao 2º Distrito de São Martinho. Em 1876, ao Município de São Martinho, ao qual ficaria pertencendo até 1901.

Como território martinhense tinha a denominação de "Rincão dos Quevedos" e fazia parte, a partir de 27 de abril de 1877, do 3º Distrito: São Xavier. Esse distrito englobava, na época, os futuros 2º Distrito - "Tupanciretã"; 3º Distrito - Jarí; 6º Distrito - Igrejinha; 7º Distrito - Toropi, e mais o 1º Distrito - Vila Rica (terras das antigas fazendas Coqueiro, Estrela, Toropi e Palma).

Com a anexação de São Martinho à Vila Rica, em 28 de julho de 1901, o "Rincão dos Quevedos" passa a pertencer ao 1º Distrito de Vila Rica. Finalmente, em 9 de dezembro de 1913, foi criado o 6º Distrito - "Igrejinha" (Ato nº 9, de 9.12.1913). com a emancipação de Tupanciretã, Igrejinha passou a ser o 5º Distrito de Julio de Castilhos. Emancipado Nova Palma, em 1960, o Distrito, já então chamado Distrito de Quevedos (em papéis oficiais), perdeu sua numeração ordinal, readquirindo-a em 1991.